CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Público Alvo

O projeto do Centro de Convivência destina-se a adultos e idosos saudáveis ou com quadros de depressão, ansiedade, isolamento social, síndromes demenciais.

Atividades

São oferecidas atividades psicossociais e culturais: oficinas de estimulação cognitiva, estimulação da habilidades motoras e psicomotoras, saraus musicais e poéticos, rodas de conversas, passeios, dança, coral, arteterapia, palestras e cursos. Assim como, atividades terapêuticas: psicoterapia, terapia crânio sacral, acupuntura.

Metodologia

A proposta é desenvolvida através de atividades em grupo ou individuais.

Procedimento de inscrição

As inscrições nas atividades são abertas ao público e dependem do número de vagas.

Objetivos do projeto

A promoção da autonomia e independência, da interação social, a ampliação da rede social e de apoio, e o estimulo ao protagonismo do idoso.

Como funciona o programa?

A atividade mental deve ser rica e variada, garantindo o estímulo das funções cognitivas. Quanto mais se usa o cérebro em um tipo de atividade, melhor ele é capaz de realizá-la, pois ativa a plasticidade neural e funcional, mantem todos os circuitos ativos, amplia as reservas cognitivas, funcional e psicológica. Uma reserva cognitiva rica e consistente funciona como um fator protetor frente às alterações cognitivas normais do envelhecimento, assim como, diante de patologias cerebrais (isquemias, doença de Alzheimer, entre outras). As atividades lúdicas, culturais e terapêuticas proporcionam a convivência, o compartilhamento de experiências e o respeito às diferenças, diminuem o isolamento social e afetivo, estimulam a expressão criativa, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, expressivas e funcionais. O estimulo ao protagonismo social do idoso valoriza as competências adiquiridas e a experiência de vida, como valores para a construção e transformção social. 

Estimule sua cognição, resolva os exercícios que estão na nossa Biblioteca. Todos foram planejados para estimular sua memória semântica, ou seja, seus conhecimentos aprendidos ao longo da vida.  Caso encontre alguma dificuldade peça ajuda a um familiar, cuidador ou amigo, ele poderá te ajudar a raciocinar e encontrar a resposta correta. Respeite seu ritimo e dificuldades. Seja paciente, trabalhe com calma.

  • |
  • |