ATIVIDADES

CENTRO DIA

Oficina de Estimulação Cognitiva

Com o envelhecimento nossa capacidade de prestar atenção em vários estímulos simultaneamente, de aprender novas coisas ou lembrar de eventos recentes se transforma, assim como a agilidade de processamento das informações. Algumas patologias cerebrais caracterizam-se pelo prejuízo na memória, no raciocínio e outras funções cognitivas. Na oficina de estimulação utilizamos diferentes atividades com o objetivo de estimular essas funções e manter a reserva cognitiva construída ao longo da vida.

PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental

Criado pelo psicólogo israelense Reuven Feuerstein, o PEI é um programa de intervenção cognitiva elaborado para aumentar o potencial dos indivíduos em diferentes idades. O  Programa estimula o desenvolvimento ou fortalecimento de habilidades cognitivas em casos de pessoas com dificuldades de aprendizagem, de memória e outras funções cognitivas, decorrentes de patologias cerebrais. Os materiais utilizados visam potencializar a organização perceptiva, a atenção, a memória, o raciocínio lógico, a orientação espacial, as habilidades linguisticas etc. O trabalho é realizado em grupo ou individual.

Grupo de apoio para cuidadores familiares

A fragilização e adoecimento de uma pessoa idosa pode provocar uma desorganização no sistema familiar, conflitos, sofrimentos e aumento dos níveis de estresse. Observa-se que conhecer melhor o processo da enfermidade e poder conversar sobre as dificuldades que está observando no seu familiar, dá ao cuidador mais segurança para intervir. Compartilhar experiências com outras pessoas que estão vivenciando as mesmas dificuldades e desafios diminui o isolamento e a angustia e favorece a construção de uma relação de cuidados mais generosa e empática. Coordenação Evelyn Rogozinski.

Terapia Crânio Sacro

A terapia CranioSacral é um método suave de diagnóstico e tratamento. O Dr. John Upledger durante mais de 30 anos trabalhou e pesquisou a técnicas de manipulação (massagem) como intervenção sobre o ritmo craniosacral corporal, com o objetivo de otimizar o funcionamento do corpo e ajudar a aliviar dores e disfunções, estimular os mecanismos naturais de cura do corpo e da mente, ajudar a dissipar os efeitos negativos do estresse, aumentar a resistência a doenças. A técnica é indicada em casos de dores de cabeça e enxaquecas, dores agudas e crônicas na coluna, tensão e estresse, fadiga crônica, fibromialgia, insônia, ansiedade e depressão, dificuldades emocionais. 

Oficina de prevenção de quedas

A oficina de prevenção de quedas tem como objetivo estimular as habilidades psicomotoras tais como, a coordenação motora, o equilíbrio, a imagem e o esquema corporal, assim como as prontidões físicas como força e flexibilidade. A prontidão das habilidades psicomotoras são fundamentais para a manutenção da nossa integridade física e mobilidade. O exercício físico estimula a plasticidade e a manutenção do tonus cerebral, assim como, as habilidades cognitivas. Nesta oficina as aulas são planejadas considerando as diferentes demandas motoras que enfrentamos no nosso cotidiano, quer seja na rua ou em casa, de forma a promover a independência funcional, a autonomia e a segurança.

Clínica Social

A Clínica Social oferece psicoterapia individual e grupo de estimulação cognitiva para idosos, e atendimento para cuidadores familiar de idosos. Tem por missão viabilizar a acessibilidade aos tratamentos de acordo com as possibilidades financeiras de cada indivíduo.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Atividades musicais

As atividades musicais, coral e sarau musical, é um encontro mediado pela música no qual estimulamos nossas habilidades sociais e cognitivas como o respeito, a atenção e a memória, o compartilhamento de experiências geracionais ou pessoais. Através da música revivemos afetos e lembranças, somos transportados através dos tempos e culturas.

Jogos e Desafios

Esta atividade tem por objetivo estimular o raciocínio lógico e dedutivo através de atividades lúdicas. É uma atividade em grupo aberta para quem tem interesse em interagir socialmente, se divertir e ao mesmo tempo estimular as habilidades cognitivas. A atividade acontece na terceira quarta-feira de cada mês as 16:30 e é coordenada pelos pedagogos Gitel Bucaresky, Luiz Antônio Garcia, Marizete Dias Barros e Ruth Levi.

Costurando histórias: memória e identidade

Esta atividade tem por objetivo estimular a produção e compartilhamento de narrativas criativas, poéticas, fabulares, autobiográficas, a ampliação das habilidades linguisticas, a comunicação e a socialização. Utiliza-se uma metodologia lúdica que promove a alegria, a introspecção, a estimulação das habilidades cognitivas e a ampliação da rede social. A atividade acontece na primeira quarta-feira de cada mês e é coordenada pela psicóloga Lais Araújo.

Estimulação Cognitiva

Estas atividades têm como objetivo estimular as capacidades de percepção, atenção, memória, linguagem, organização e planejamento etc., através de atividades cognitivas planejadas. É uma atividade em grupo, fechada, e destina-se a todos que queiram ativar suas capacidades cognitivas com fins de manutenção ou reabilitação, compartilhar experiências e se divertir. A atividade acontece em vários deias da semana e é coordenada pelas psicólogas Laís Araújo, Susi Hirai e Virgínia Maffioletti.

Sarau sócio cultural

Todas as quartas das 16:30 as 18:30h temos uma atividade sóciocultural diferente. O objetivo é estimular a troca de experiências o compartilhamento de saberes, a estimulação de habilidades sociais e cognitivas. Promover o encontro com novos amigos.

Yoga

A abordagem teórica e técnica utilizada é o Daksina Tantra Yoga, a qual tem por objetivo nos auxiliar no caminho do autoconhecimento utilizando técnicas voltadas para o equilíbrio psicofísico, promovendo o desbloqueio da energia nos diversos níveis. Nas aulas os asanas (posturas), o pranayama (técnicas respiratórias), a meditação e os exercícios de visualizações, são adaptados as necessidades e demandas individuais. Os benefícios se estendem a todos os níveis da saúde: física, psíquica e espiritual. 

CENTRO DE ESTUDOS

Supervisão clínica

O SolidarIdade oferece supervisão clínica na área da psicogeriatria, psicologia e acompanhamento familiar. Supervisão para cuidadores profissionais.

Grupo de Estudos: Neuropsicologia na prática clínica com idosos

Este grupo de estudos destina-se a alunos e profissionais das áreas da saúde e educação que dediquem-se ao trabalho com idosos. No primeiro módulo estudaremos as diversas funções cognitivas: percepção, atenção, linguagem, memória, praxias, funções cognitivas, entendendo seus conceitos e diferentes habilidades, e as alterações de performance associadas ao processo do envelhecimento normal e patológico. No segundo módulo, estudaremos os princípios, as diferentes técnicas e estratégias de intervenção dentro do campo da reabilitação cognitiva. Estamos formando uma nova turma, caso tenha interesse, entre em contato conosco e reserve a sua vaga, Sob a coordenação da psicóloga Virgínia Maffioletti.

Grupo de Estudos: Avaliação Neuropsicológica do Idoso

Neste grupo estudaremos os princípios da avaliação neuropsicológica do idoso e os testes utilizados nas avaliações de rastreio e na avaliação mais aprofundada. Temos como objetivo estudar os testes como recurso para o estabelecimento do diagnóstico diferencial e para subsidiar o projeto terapêutico. Este grupo destina-se a profissionais da área de saúde, mas quando entrarmos na avaliação aprofundada ele ficará restrito a psicólogos, pois serão estudados testes que são de uso exclusivo desta profissão, Estamos formando uma norva turma, caso tenha interesse, entre em contato e reserve sua vaga. Será coordenado pela psicóloga Virgínia Maffioletti.

Curso Cognição e Neurociências: A memória em foco

Programa:  Océrebro e o processamento da informação no córtex cerebral; Especialização hemisférica, lobos cerebrais e córtex cerebral; Tipos de memória; Avaliação da memória; Doenças que afetam a memória; Estratégias para manter a memória ativa; Como estimular a memória em casos de esquecimento. 

Publico alvo: profissionais, estudantes e cuidadores, interessados em conhecer o cérebro e o processamento da memória, com o objetivo relacionado a oferta de estimulação cognitiva e cuidado com as pessoas com dificuldades de memória. 

  • |
  • |